sábado, 16 de fevereiro de 2008

Com Qual Roupa Eu Vou “SE NO ESCRITÓRIO NÃO TENHO QUE USAR TERNO E GRAVATA”


Se você trabalha em ambiente informal ou se o terno e gravata foram abolidos da sua empresa, aí vão algumas sugestões de roupas para usar no trabalho:

Camisas podem ser mais esportivas, com listas mais largas, xadrez discreto e cores mais fortes. Se seu ambiente de trabalho é bastante informal você poderá usá-la pra fora da calça e sem cinto. Mas, se você prefere camisas mais sociais, fique à-vontade para usá-las.

Calças de alfaiataria ou jeans de lavagem mais escura, com modelagem tradicional, do tipo “Five Pockets”.

Os blazers serão os curingas do seu guarda-roupa para o trabalho, invista em quantos puder, eles poderão ser clássicos ou desestruturados e informais, dê preferência aos de dois botões que são a tendência atual, também há a opção dos blazers de veludo, que apesar de não serem tão versáteis quanto o de lã fria, são lindos. O de veludo cotelê é mais esportivo e o liso é um item que vai mostrar que você tem muita classe!

Ternos, mesmo que não sejam obrigatórios podem ser usados, em modelagem mais ajustada ao corpo pode ser usado sem gravata e com camisa social (lisa e sem botão no colarinho), e o visual mais formal do traje completo poderá ser usado em eventos ou compromissos de trabalho, ou seja, tenha pelo menos um em seu guarda-roupa, de preferência de qualidade e corte impecável.

Tricôs: Podem ser mais fininhos para os dias de temperatura mais amena e mais grossos para os dias mais frios, podem ser usados com ou sem camisa por baixo e com casaco ou blazer por cima.

Para se proteger do frio opte por casacos e jaquetas em tecidos tecnológicos em cores discretas, mas não poderá ter corte esportivo. Casacos de couro na cor marrom, de corte simples são interessantes, mas não vá pensando em usar sua jaqueta tipo motoqueiro no escritório, elas são só para os finais de semana.
Se você viaja bastante a trabalho para o exterior um bom investimento é um sobretudo de cor neutra e boa qualidade.

Meias deverão ser a extensão da calça ou do sapato, nada de usar meias brancas e esportivas com sapatos sociais, é sempre bom lembrar!

Nos pés as melhores opções são os sapatos mais sociais, de amarrar ou mocassins de couro ou camurça, nas cores preto ou marrom, mas sem detalhes que lembrem sapatos esportivos.

Acessórios: São bastante variados no ambiente de trabalho informal, bolsas tipo carteiro ou para notebook, cintos, relógios e óculos um pouco mais esportivos, abotoaduras e prendedores de gravatas (desde que sejam discretos), e se você souber usá-lo, o chamado pocket square (lencinho de bolso) é um item muito charmoso.

Para o Casual Day: Calças mais esportivas em sarja nas cores cáqui o preto, ou jeans tradicional e camiseta pólo de cor neutra é a melhor opção.

Melhores cores: Como base do seu guarda roupa as melhores cores são as neutras como branco, preto, off-white, tons de cinza, azul-marinho e diversos tons de azul claro, bege, caramelo e marrom-chocolate.

O que nunca usar:
Tênis;
Camisa de time de futebol (mesmo no Casual Day);
Camisetas, mesmo as caríssimas e super elaboradas;
Regatas;
Shorts ou bermudas;
Sandálias ou chinelos;
Colarinho para fora do blazer;
Colares (só pode se for aquela correntinha discreta por dentro da camisa)discreta por dentro da camisa)

Nenhum comentário: